segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Episódios Perdidos de Chaves




"Episódios Perdidos" é a denominação que nós internautas demos para episódios de Chaves e Chapolin que não são mais exibidos ao longo dos anos por vários motivos, estaremos a seguir destacando as hipóteses mais contundentes para que isto tenha acontecido:


1- Perda da qualidade das fitas:


Por serem fitas muito antigas e tantas vezes exibidas, as fitas foram se desgastando e se deteriorando com o tempo, o que comprometeu a qualidade da imagem de vários episódios e assim não valeria a pena e algumas até seria impossível de serem copiadas para o novo sistema de exibição de fitas que o SBT adotou quando quando se mudou para o CDT da Anhanguera. Não seria de interessante para o SBT fazer cópias para o sistema BETACAM/SP DIGITAL, sistema que é usado hoje pela emissora.


2- Substituição: 


Já que existem várias versões da mesma história de um capítulo, o SBT optou por exibir uma cópia mais nova de um outro capítulo com a mesma história por motivo de qualidade de imagem e economia.


3- A falta de interesse do SBT em remasterizar episódios das fitas antigas:


Outro motivo pode ser a falta de interesse do SBT para fazer novas cópias dos tais episódios que estão no arquivo, um processo que não valeria de nada para eles, já que a série mesmo com os episódios atualmente exibidos daria, na suposição deles, o mesmo ibope que os "perdidos". É mais ou menos o ditado: "Não se mexe em time que está ganhando".


4- Vencimento do contrato de exibição:


O SBT não teria renovado os direitos de exibição sobre vários episódios, uma vez que existiam as novas versões e não valeria à pena gastar dinheiro (a emissora estava em crise) passando os "velhos". Essa hipótese poderia estar diretamente ligada à da substituição das versões. Como estes episódios foram comprados em pacotes, muitos outros episódios do pacote que não possuem outras versões também foram sacrificados, incluindo episódios que só foram exibidos uma vez.


5- Censura:


Episódios com cenas "não recomendadas" para crianças, com atitudes dos personagens que influenciariam o público infantil a cometeram tais atos. Veja alguns episódios que não são mais exibidos e uma hipotética justificativa para o cancelamento dos mesmos:




"Os Inseptos" -1ª versão: Chaves lambe o ferro quente de passar roupas 


"Brincando de Atropelamento"(A cruz vermelha 1ª versão): Chiquinha coloca esmalte de unha no olho do Kiko para simular o sangue na tal brincadeira.(coisa que seria perigoso na vida real)




Apesar de tudo, esse episódio engraçadíssimo que virou um clássico tem coisas que poderiam justificar seu cancelamento:No episódio, o tema espiritismo é abordado,e junto com ele muita coisa engraçada. Até é realizado uma sessão espírita pela Dona Clotilde em plena meia noite na casa do Seu Madruga. Talvez a emissora não achou cabível tratar assim o tema e da maneira que foi feito que poderia agredir de uma certa maneira a Religião Espírita que no Brasil é uma das maiores do mundo. E pra completar, no final do episódio, após o fracasso da sessão espírita, Dona Clotilde faz uma crítica que não agradaria nada aos adeptos da tal religião e muito menos o senhor Rick Medeiros que é um dos poderes do SBT. Confira o diálogo final do episódio:

(Nessas fotos mostram seu madrugada com o prato(primeira foto) e a sessão espirita(segunda foto))



Chaves: Eu não saiba que eram pratos do Seu Madruga

Seu Madruga: Eu também não sabia que era sonâmbulo...

Dona Florinda: Ham, pois eu lhe disse, mas o senhor não me deu atenção

Dona Clotilde: Eu também lhe disse


Seu Madruga: Ham, então porque a senhora insistiu tanto em acusar os espíritos zombeteiros?


"Dona Clotilde: Por bobagem, porém me convenci de que isso não é verdade, de que só as pessoas ignorantes podem acreditar em mortos que aparecem ou em coisas semelhantes."


"Os toureadores"- 1ª versão: Seu Madruga dá um soco no Kiko!: leia o diálogo


Dona Florinda: ...e além de tudo é covarde, porque não vai bater em alguém do seu tamanho pra você ver?


Seu Madruga: Com alguém do meu tamanho?


Dona Florinda: Sim, covarde!


Seu Madruga: Do meu tamanho ...quer dizer da mesa altura?


Kiko: Sim seu bobo, com alguém do seu tamanho (nesse momento Seu Madruga da um soco na cara do Kiko).


Tudo isso deve-se ao fato de que Chaves a princípio não foi feito para crianças. Era um programa humorístico que ocupava o horário nobre no México e se voltava para um público adulto que atingia o horário. Mas sua popularidade e enredo atraiu também as crianças e a partir daí, Chespirito passou a tomar cuidados com a atitudes dos personagens, diálogos, o tema, e a história dos episódios.

Hoje em dia muitos dos episodios perdidos são exibidos pelo canal de TV por assinatura Cartoon Network, uma cena de um episodio perdido do Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário