segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


6 Lendas de Terror Japonesas

Você deve conhecer várias lendas urbanas como a loira do banheiro, a mulher morta que pede carona, etc. mas  posso te garantir que nenhuma delas deve ser tão assustadora quanto as lendas japonesas. Sabemos que quando se trata de terror até nisso os japoneses são melhores. Segue abaixo algumas seleções do que eu acredito ser as mais assustadoras....

1) A Mulher da Boca Rasgada











Kuchisake-onna era uma mulher linda. Esposa de um samurai ciumento, violento e líder da vila onde viviam. Por sua beleza era cobiçada por vários homens da vila que apesar de serem submissos não resistiam aos encantos de Kuchisake-onna.
Um dia seu marido reuniu todos os homens da vila e deu a noticía de que partiriam para a guerra e que mesmo sendo vitoriosos ficariam um bom tempo longe de casa. Vários meses se passaram desde a partida de seu marido e Kuchisake-onna estava cada vez mais triste e depressiva, pois nem tinha certeza que seu marido estava vivo. Até que ela conheceu um jovem samurai da vila que não havia partido por ser muito jovem e não ter tido treino suficiente para guerra, Kuchisake-onna o seduziu e passaram a ter um caso às escondidas.
Passado mais aluns meses o seu marido regressou, mas Kuchisake-onna havia mudado, estava apaixonada pelo jovem samurai e seu marido começou a desconfiar de sua fidelidade e certo dia ele os encontrou conversando amigavelmente. Com ciúmes ele matou o jovem samurai e cortou a boca de Kuchisake-onna de orelha a orelha, gritando: " Quem vai te achar bonita agora?"
Por causar desonra ao marido ela foi expulsa da vila e condenada a viver vagando pela floresta. Uma velha senhora que por  pena levava comida encontrou Kuchisake-onna morta pendurada pelo pescoço em seu velho casebre. Dias depois do enterro de Kuchisake-onna seu marido foi encontrado morto com a boca cortada de orelha a orelha bem como sua garganta.
Desde então o espírito vingativo de Kuchisake-onna  anda pelas ruas do Japão aterrorizando as pessoas, em especial jovens. Conta-se que que o seu fantasma aparece em trajes vermelhos como sangue e usa uma máscara cirúrgica para passar despercibida pelas ruas do país. Ela então aborda uma pessoa e pergunta: " Eu sou bonita?" a pessoa diz que sim, então ela retira a máscara e pergunta: "mesmo assim?". Se a pessoa disser que não então ela rasga a boca da pessoa e mata. Se por educação a pessoa disser que sim, então Kuchisake-onna diz: "Então você irá se parecer comigo" e corta de canto a canto a boca da pessoa mais a deixa viver. Em 2007 lançaram o filme Kuchisake-onna no Japão baseado nessa sinistra lenda.

2) A Virgem do Poço
 
Havia no Japão Feudal do século XVII, uma bela jovem de nome Okiko. Essa jovem era serva de um grande senhor de terras e exércitos, seu nome era Oyama Tessan. Okiko que era de uma família humilde, sofria assédios diários de seu mestre, mas sempre conseguia se manter longe dos seus braços. 
Cansado de tantas recusas, Tessan arquitetou um plano sórdido para que Okiko se entregasse a ele. Certo dia, Tessan entregou aos cuidados de Okiko uma sacola com 9 moedas de ouro - mas dizendo que havia 10 moedas- para que a guardasse por um tempo. Passado alguns dias, Tessan pediu a jovem que devolvesse as "10 moedas".
A donzela ao constatar que havia apenas 9 moedas , ficou desesperada e contou as moedas várias vezes para ver se não havia algum engano.Tessan se mostrou furioso com o "sumiço" de uma de suas moedas , mas disse que se ela o aceitasse como marido o erro seria esquecido.Okiko pensou a respeito e decidiu que seria melhor morrer do que casar com seu mestre. Tessan ficou furioso com tal repúdio, agarrou a jovem e a jogou no poço de sua propiedade. Okiko morreu na hora. 
Depois do ocorrido, todas as noites, o fantasma de Okiko aparecia no poço com ar de tristeza, pegava as sacolas de moedas e a contava... quando chegava a nona moeda o fantasma suspirava e desaparecia. Tessan assistia aquela cena melancólica todas as noites, e torturado pelo remorso pediu ajuda a um amigo para dar um fim naquela maldição. 
Na noite seguinte escondido entre os arbustros perto do poço, o amigo de Tessan  esperou a jovem aparecer para dar fim ao sofrimento de sua alma. Quando o fantasma contou as moedas até o 9, o rapaz escondido gritou: 10!!! O fantasma deu um suspiro de alívio e nunca mais apareceu. 

3)A Garota do Banheiro 

Quem já ouviu falar na loira do banheiro? Provavelmente esta é uma versão americanizada da verdadeira lenda que surgiu no Japão. 
 
Hanako é o nome de uma garotinha que foi brincar de pique esconde com os amigos , e se escondeu na porta dos fundos do banheiro do terceiro andar. Depois ela foi encontrada morta nesse mesmo local ( nenhuma versão da lenda conta como ela morreu,o que se sabe é que ela era uma garota quieta e maltratada por seus amigos). Após algum tempo começou a rolar boatos que a alma da menina estivesse ainda lá. E se tem 2 coisas que não se deve fazer para chamar a atenção da alma da menina Hanako é: 1) ir pro banheiro do terceiro andar,2) bater na porta três vezes e falar "Hanako, você está aí?" Se repetido isso três vezes você escutar um sim como resposta aí amigo você provavelmente verá Hanako. Ela irá te sugar para dentro do banheiro. Apesar de essa história ter acontecido em um só colégio essa lenda se espalhou pelos colégios do mundo inteiro e se tornou uma das lendas urbanas mais famosas. 

4) A Mulher do Cruzamento 
 

A mulher do cruzamento é (ou foi) uma moça que foi atropelada por um carro. Toda vez em que o motorista for uma pessoa que não ligue por ultrapassar os semáforos ou andar desnecessariamente em alta velocidade, ela aparece subtamente em sua frente pedindo “socorro” (tasukete!). Isso sempre acaba resultando em um terrível acidente de carro. Lenda ou não, no Japão, morre mais pessoas no trânsito do que em qualquer outro país. 

5) Teke Teke 
 

Teke Teke é uma lenda muito conhecida e temida do Japão. A lenda fala de uma menina que foi cortada ao meio ao cair nos trilhos de um trem. Como ela ficou durante muito tempo nos trilhos agonizando em seu sofrimento, Teke-Teke, se tornou um "espirito vingativo" que perambula pelo Japão. Este espírito é conhecido por carregar uma foice e de vir se arrastando pelo chão, batendo seus cotovelos no solo, fazendo os ruídos “teke,teke,teke”, daí deu-se o seu nome.

Conta-se no Japão que certa vez um menino estava saindo da escola a noite, quando ouviu um estranho barulho atrás dele. Quando se virou viu uma linda menina na janela, ela apoiou os braços no parapeito enquanto olhava para ele. O menino perguntou para a menina o que ela fazia naquele local, já que ali era uma escola para meninos, neste momento a menina pulou da janela e caiu no chão, o menino ficou apavorado ao ver que ela não tinha a parte inferior do corpo. Foi então que a menina começou a fazer o som teke-teke enquanto se arrastava em direção a ele, que de tão apavorado não conseguia se mexer. A menina então, com sua foice partiu o garoto ao meio, imitando sua própria desfiguração. A lenda já inspirou dois filmes, “Teke Teke” e “Teke Teke 2", em 2009. 

6) Okiku, a boneca viva 



Kikuko tinha três aninhos de idade, quando adoeceu gravemente. Era agosto de 1932. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido (Ilha ao norte do Japão) quando viu uma boneca e comprou-a para Kikuko. A pequenina adorou a boneca e não mais separou-se dela, nem por um momento. Porém, a doença agravou-se e em janeiro de 1933, Kikuko faleceu. É costume no Japão, no dia da cremação do corpo, colocar os objetos que a pessoa mais gostava dentro do caixão para ser cremado junto com o corpo. Só que, a familia no auge da dor da separação, esqueceu-se de colocar a boneca junto da menina. Após a cremação, a boneca que recebeu o nome de OKIKU, foi colocada no oratório, ao lado das cinzas da criança, onde a família fazia as orações. Com o passar do tempo começaram a perceber que o cabelo da boneca parecia crescer.

Na década de 40 veio a guerra e a família teve de fugir para o interior, deixando a boneca com os sacerdotes do templo juntamente com as cinzas de Kikuko. Com o fim da guerra, a família voltou para a cidade, procuraram pelos seus pertences no templo, onde perceberam com espanto que os cabelos da boneca não pararam de crescer! A pedido do irmão da menina, a boneca continuou no templo. A imprensa, mostrou o fenômeno, o que chamou a atenção de pesquisadores, para que fosse dada uma explicação científica para o caso, o que não aconteceu até hoje. A imagem acima é da boneca verdadeira.

O templo que fica em Hokkaido é visitado por turistas e curiosos que querem ver a fantástica transformação da boneca. Há controvérsias, mas dizem que as transformações são visíveis: O cabelo antes nos ombros, agora chega à cintura.  Os lábios antes cerrados, estão entreabertos e úmidos,e seus olhos parecem olhar para as pessoas com expressões de quem tem vida.

Os japoneses levam muito a sério a vida após a morte e para eles que reverenciam deuses e objetos, tudo é dotado de espírito e precisa ser queimado quando não é mais usado, em sinal de agradecimento e para que descansem em paz após serviços prestados.